domingo, 18 de maio de 2008

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA LUA ESTRELA




Naquele tempo Canoa Quebrada oferecia liberdade,amizade e os nativos deixavam sempre suas portas abertas aos visitantes , havia mais harmonia com a natureza muita paz e tranquilidade e também festas eram muito animadas , entre o cometa de Harley e a guerra fria aqui existia muita magia. Maria de Fátima Freire da Silva recepcionou um casal vindo do Paquistão e os levou até a casa do Seu Chico Eliziário ( artesão-escultor), pois eles queriam uma lembrancinha de Canoa. O paquistanês desenhou uma lua e estrela que posteriormente foi esculpida pelo habilidoso artesão ( no casco da tartaruga) , e assim o marido ofereceu e em seguida ele ofereceu a sua esposa. Logo após a realização daquele trabalho primoroso, Seu Chico Eliziário fico sensibilizado e achou que aquele seria o símbolo apropriado para o lugar , que por coincidência está presente em algumas bandeiras de vários países do Oriente simbolizando o "NOMADISMO".
Canoa Quebrada já estava recebendo turistas entre eles: hippies,curiosos e aventureiros de várias partes do mundo. Todas as pessoas queriam ver a lua e a estrela no céu de Canoa, que na época era realmente um verdadeiro observatório (planetarium espetacular!) pois não havia energia elétrica e foi assim que a meia LUA e ESTRELA foi se consolidando em camisetas, desenhos, colares , bordados e brincos , labirintos e outros artefatos; dando asas à imaginação. Ficou mais ou menos estabelecido pela maioria na época entre pescadores e turistas que o desenho da lua e estrela seria sempre em vermelho e branco, sempre alternando; e o vermelho simbolizando as falésias. Maria de Fátima tendo trabalhado na ENCETUR-Fortaleza entre 1973 e 1974 , enviou folhetos sobre o Ceará para a França, Alemanha, Itália, Espanha e Suiça . Seis meses depois o canal francês ANTENNE 2 veio a sua procura. Filmaram muito, inclusive muitas cenas de pesca , cujo os jangandeiros eram seus próprios tios. Após a axibição desses filmes na Europa ocorreu o
primeiro movimento turístico internacional em Canoa Quebrada. O Sr. Adolfo (primeira padaria de Canoa/tapioca e café) começou a vender comida e os turistas hospedavam-se nas casas dos pescadores pois ainda não havia pousada e a grande maioria dos nativos viviam umbilicalmente da pesca ( pesca de subsistência). Os nativos se prendiam tanto às pessoas que muitas vezes não cobravam hospedagem e às vezes até mesmo os peixes eram ofertados, toda hora era momento para uma grande celebração!
Obs: Maria de Fátima é filha de Dona Rosa e Zé de Cum , embarcou para a Europa com o cineasta francês, era viúvo e veio na equipe de filmagem na época. Maria de Fátima vive em Sidney-Austrália desde 1989 , tendo vivido anteriormente alguns anos na França, solteira e com duas filhas, peça chave no relato sobre a verossímil história da meia LUA e ESTRELA . Outro detalhe: o primeiro telefonema internacional de Canoa foi feito para a França , do primeiro posto telefônico comunitário de Canoa pela Dona Rosa para sua filha Maria de Fátima , durante a inauguração feita pelo prefeito Abelardo Costa Lima Filho.



























Texto: Juracy Montenegro  http://www.youtube.com/watch?v=dHs3pqjBz_o  http://www.youtube.com/watch?v=dHs3pqjBz_o

2 comentários:

Juracy Montenegro - Canoa Quebrada disse...

Canoa Quebrada possui vento que oscila entre 25 e 35 quilômetros por hora, favorecendo assim a prática do PARAPENTE/paragliding, (com belíssima vista aérea), kitesurf, prancha à vela como também outros esportes náuticos e radicais durante quase todo período anual. O artesanato em Canoa é quase uma instituição: bolsas,colares,berimbaus,pedras semi-preciosas, trabalhadas, produtos naturais, famosos anéis de prata com a lua e estrela , artefatos em couro, pulseiras, pinturas em azulejo, escamas de CAMURUPIM são encontrados na famosa "BROADWAY'' ou Rua Dragão do Mar . Canoa é sem dúvida também um ponto de referência para excelentes artesãos e um destaque especial : AS LABIRINTEIRAS.' Os passeios turísticos na região são muito frequentes e são realizados por bugueiros credenciados; num raio de 60 kms estão situadas as seguintes praias à LESTE de Canoa Quebrada, e são elas : Majorlândia, Quixaba, Porto Canoa, Lagoa do Mato, Fontainha, Peroba, Barreiras,Mutamba, Ponta Grossa, Ibicuitaba, Quitéria, Tremembé, Melancias, Peixe Gordo e Manibu. E estão situadas à OESTE : As lagoas de Canoa, ARACATI, o delta do Rio Jaguaribe, Ilha do Pinto, Fortim, Canto da Inveja, Pontal do Maceió, Parajurú, Tapuio, Paripueiras, Prainha do Canto Verde, Coreia, Moita Verde, Piquerí e Uruaú.


A praia de Canoa Quebrada tem fluxo anual intenso : dezembro/ janeiro/ fevereiro/ março/abril (ALTA temporada) e julho/agosto/setembro ( MEIA temporada) . A temperatura média anual é de 23 graus centígrados e vento 28 quilômetros por hora, possui um (MICRO-CLIMA) chove pouco , em relação às outras praias da região nordeste e a capital Fortaleza. A gastronomia é também outro destaque especial em Canoa Quebrada, grande variedade dado ao forte cosmopolitismo e fluxo migratório: a culinária nacional e internacional : "'do comilão ao gourmet" : pizzerias típicas, (com forno à lenha), massas, sorveterias, creperias, comida típica do nordeste, lagosta, peixe, camarão, farofa, tapioca, sucos de frutas regionais, cajú, castanha, açaí e guaraná, os afrodisiacos básicos que alimentam as curtições das praias do nordeste. Alguns restaurantes culturais oferecem atrações e música ao vivo.

Celeste disse...

Jura!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigada por ter visitado meu blog!
Você lembra de mim? Morei em Canoa, no ano de 2000. Eu morava na casa branca com varanda, que ja tinha sido uma churrascaria.Tenho fotos com você. Sou amiga da Casia,até hoje nos comunicamos. E tambem de Neide, mulher do francês Tierry.Muita saudade de Canoa...
Se quizer se comunicar comigo, meu e-mail é :morisseceleste@hotmail.fr
Estou morando na França agora.
Mil beijos pra você!